Quem nunca ouviu falar do trágico destino de uma menina simples que tem o seu corpo violado pelo demônio? Falo do O Exorcista, considerado o filme mais assustador de todos os tempos por críticos do gênero. A história começa com as escavações realizadas no Iraque, onde é encontrada uma antiga estátua, assim libertando um demônio chamado Pazuzu, que vai se apoderando do corpo da jovem Regan MacNeil (Linda Blair). Aos poucos Regan sofre drásticas alterações em seu comportamento, que faz com que a mãe procure tratamentos psiquiátricos para a garota sem obter sucesso. Assim ela é aconselhada a procurar a única solução em um exorcismo que marcou a história do cinema.
Dirigido por William Friedkin e escrito por William Peter Blatty, o filme foi indicado a oito Oscars, inclusive o de melhor filme, ganhando os de melhor roteiro adaptado e melhor som. Além de ter ganho quatros Globos de Ouro nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante (Linda Blair), o exorcista ainda arrebatou os prêmios de melhor filme de terror, melhor maquiagem, melhores efeitos especiais e melhor roteiro pela Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Movies.
Curiosidades:
- Foi o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme.
- Eventualmente, o diretor William Friedkin consultava o Reverendo Thomas Birmingham sobre a possibilidade de exorcizar o set de filmagens. Em todas as vezes, o reverendo recusou o pedido, dizendo que isto causaria ainda mais ansiedade no elenco. Mas por diversas vezes ele visitou os sets para benzê-los e tranquilizar o elenco.
- Inicialmente, a voz do demônio seria da própria Linda Blair. Entretanto, após 150 horas de trabalho em cima do som do filme, o diretor William Friedkin resolveu substituí-la pela voz de Mercedes McCambridge que, para fazer a voz do demônio, só comeu ovos crus, tomou muitas bebidas alcoólicas e fumou diversos cigarros.
Sequências:
- Exorcista II - O Herege (1977)
- O Exorcista III (1990)
- O Exorcista - O Início (2004)
No ano de 2000, foi lançada a versão do diretor: The Exorcist - The Version You've Never Seen (O Exorcista - a versão que você nunca viu), digitalizado e com mais onze minutos de cenas inéditas.