
Dirigido por William Friedkin e escrito por William Peter Blatty, o filme foi indicado a oito Oscars, inclusive o de melhor filme, ganhando os de melhor roteiro adaptado e melhor som. Além de ter ganho quatros Globos de Ouro nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante (Linda Blair), o exorcista ainda arrebatou os prêmios de melhor filme de terror, melhor maquiagem, melhores efeitos especiais e melhor roteiro pela Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Movies.

Curiosidades:
- Foi o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme.
- Eventualmente, o diretor William Friedkin consultava o Reverendo Thomas Birmingham sobre a possibilidade de exorcizar o set de filmagens. Em todas as vezes, o reverendo recusou o pedido, dizendo que isto causaria ainda mais ansiedade no elenco. Mas por diversas vezes ele visitou os sets para benzê-los e tranquilizar o elenco.
- Inicialmente, a voz do demônio seria da própria Linda Blair. Entretanto, após 150 horas de trabalho em cima do som do filme, o diretor William Friedkin resolveu substituí-la pela voz de Mercedes McCambridge que, para fazer a voz do demônio, só comeu ovos crus, tomou muitas bebidas alcoólicas e fumou diversos cigarros.
Sequências:
- Exorcista II - O Herege (1977)
- O Exorcista III (1990)
- O Exorcista - O Início (2004)
No ano de 2000, foi lançada a versão do diretor: The Exorcist - The Version You've Never Seen (O Exorcista - a versão que você nunca viu), digitalizado e com mais onze minutos de cenas inéditas.