quinta-feira, 28 de maio de 2009

Charles Chaplin: Uma lenda.

Charles Spencer Chaplin Jr. sem sombra de dúvida foi um dos maiores representantes da sétima arte. Nascido na cidade de Londres em 1889, ele foi ator, diretor, dançarino, roteirista e músico. Chaplin subiu ao palco pela primeira vez aos cinco anos se apresentando no music hall diante de uma imensa platéia. Aos 11 anos ele conseguiu um papel cômico, no qual interpretava um gato e assim foi trilhando aos poucos a sua brilhante carreira. Nos Estados Unidos Charles Chaplin fez muito sucesso conquistando aos poucos a aprovação das grandes produtoras de cinema.


Com todo o seu potencial Charplin arrebatou grandes prêmios do cinema, como o Oscar no filme Luzes da Ribalta, além de ter sido indicado inúmeras vezes no decorrer da sua carreira. Até hoje pela sua grande contribuição ao cinema ele é homenageado pelos governos britânico e francês. Seu grande personagem e marca registrada desse brilhante cineasta se chama Carlitos ou também "O Vagabundo", um andarilho pobretão com jeito de rico e dignidade de um cavelheiro.

Foi em 1977 que o mundo deu adeus ao mestre Charles Chaplin, aos 88 anos ele morreu devido a um derrame cerebral e enterrado na cidade de Vevey na Suiça. Nessa mesma cidade foi feita uma famosa estátua de Chaplin.

Alguns filmes de Charles Chaplin:

  • Luzes da Ribalta (1952)
  • O Circo (1928)
  • Tempos Modernos (1936)
  • Luzes da Cidade (1931)
  • O Grande Ditador (194O)
  • Garoto (1921)

Entre outros...

Frases Famosas de Charles Chaplin:

  • "Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade."
  • "No final das contas, tudo é uma piada."
  • "O verdadeiro significado das coisas se encontra na capacidade de dizer as mesmas coisas com outras palavras."
  • "O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar."
  • "Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação."
  • "O tempo é o melhor autor - sempre encontra um final perfeito."


Charplin deixou a sua marca no cinema de forma magistral, com toda certeza uma das personalidades mais criativas que passou pela história do cinema. Um cineasta que atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus própios filmes, ou seja um cineasta apaixonado pela sétima arte.

sábado, 23 de maio de 2009

Divã.


O mais recente sucesso do cinema nacional chama-se Divã, um filme dirigido por José Alvarenga Jr. que fala de descobrimentos interiores e passa muita diversão. A história passa-se em torno de Mercedes (Lilia Cabral) que por curiosidade procura um analista. Assim aos poucos ela descobre facetas que desconhecia, tendo que contar com a ajuda de seu marido Gustavo (José Mayer) e a sua amiga Mônica (Alexandra Richter). O filme foi inspirado no livro homônimo de Martha Medeiros e na adaptação da história para o teatro assinada por Marcelo Saback.

Elenco: Lília Cabral, José Mayer, Alexandra Richter, Cauã Reymond, Reynaldo Gianecchini, Eduardo Lago, Paulo Gustavo, Elias Gleiser, Antônio Pedro, Vera Mancini, Helena Fernandes, Duda Mamberti, Julianne Trevisol, Johnny Massaro e César Cardareiro.

Vale a pena conferir essa nova produção do cinema nacional, que é cheia de lições sobre a vida e é claro um filme para dar boas gargalhadas.